BLOG

imagem do post

Riscos de alugar seu imóvel por conta própria

Na tentativa de economizar algum dinheiro, alguns locadores optam por alugar o imóvel que possuem sem a ajuda de uma imobiliária. Esta opção, porém, pode trazer muita dor de cabeça. Veja abaixo alguns riscos que um locador corre ao optar por fazer tudo sozinho:

Insegurança nas visitas com desconhecidos: Ao anunciar um imóvel em canais próprios, o locador está sujeito a alguns riscos, por não conhecer os “interessados”. Alguns proprietários até deixam a chave com o porteiro, tornando estas visitas ainda mais inseguras, pois ele não tem nenhum controle de quem entra e sai em seu imóvel.

Inadimplência: Como ele não dispõe das ferramentas necessárias para uma análise de crédito precisa, não é capaz de avaliar a capacidade do inquilino de efetuar os pagamentos, nem verificar a autenticidade de documentos para garantia locatícia. Aumentando assim, as chances de inadimplência.

Contrato: Por não ser feito por um especialista da área, o contrato pode deixar brechas e causar problemas futuros ao locador.

Vistoria: Em sua maioria não é realizada pelo locador e, quando feita, por não obter recursos e conhecimento específico, acaba tendo problemas e eventuais danos.

Inadimplência IPTU, condomínio e demais despesas decorrentes da locação: Pelo fato do imposto não poder ser transferido para o nome do inquilino, este segue vinculado ao nome do proprietário, de forma que atrasos no seu pagamento também podem implicar na inclusão do nome nos cadastros de maus pagadores. Além disso, ainda corre o risco de ter seu imóvel penhorado.

Abandono do imóvel pelo inquilino: situação que pode ocorrer e a imobiliária possui dos meios necessários para localizar os responsáveis pela locação, junto com nossa assessoria jurídica, e assim proceder de forma segura aos reparos e pagamentos decorrentes do período de locação.

Estes são alguns pontos principais, mas é preciso deixar claro que vários imprevistos e problemas podem surgir, e nem o locador nem o locatário terão apoio de uma empresa especializada para resolvê-los.


Telefone (62) 3099-6161