BLOG

imagem do post

O que considerar na escolha da localização do seu imóvel?

Compreensão de suas reais necessidades

Após decidir o tipo de imóvel (se uma casa ou se um apartamento) convém considerar a localização, uma vez que isso afeta diretamente sua rotina e das pessoas com quem você mora (observando-se as necessidades específicas de crianças e de idosos, que possam morar com você ou visitar com alguma frequência).

Mobilidade

A mobilidade é uma das questões centrais dos centros urbanos atualmente, juntamente com meio ambiente e densidade. Todos esses aspectos podem influenciar seu local de preferência. Avaliando seus trajetos diários, é possível definir uma região desejável, próxima dos serviços que você e sua família mais utilizam, do trabalho, escolas e de familiares que você visita constantemente.

As vias urbanas são classificadas em: vias locais, coletoras e arteriais. A depender do estilo de vida e da distância entre os serviços que você utiliza, convém situar-se próximo de uma via arterial, que permite maior fluxo de trânsito e oferece acesso rápido, percorrendo vários bairros. Se você prefere um ambiente menos barulhento e movimentado, as vias locais são preferíveis.

Utilizando ou não transporte público, é importante levar em conta o acesso de ônibus, uma vez que você pode receber pessoas que dependam dessa opção de locomoção. A caminhabilidade à pé também deve ser considerada, observando-se a largura e qualidade das calçadas e os acidentes topográficos (subidas íngremes e baixadas).

Áreas comerciais e serviços públicos

Os estudos urbanísticos mais recentes apontam os benefícios na qualidade de vida dos bairros que são mais diversos e multifuncionais, com habitações, comércios, serviços públicos (escolas, universidades, postos de saúde, pontos de ônibus) e áreas livres, de lazer e de esporte. Um lugar tende a ser mais seguro se houverem sempre atividades (comerciais, culturais) e transeuntes, além de boa iluminação pública. Consumir nos estabelecimentos próximos a você, além da vantagem óbvia de locomoção, ajuda a manter o bairro vivo, ativo e seguro.

Qualidade Ambiental

Áreas verdes próximas (de praças, parques ou áreas de preservação) significam melhor qualidade do ar e temperatura mais agradável, além das possibilidades de atividades nas horas livres.

Relação custo-benefício

Frequentemente, os locais mais bem servidos de infraestrutura nas cidades são também os que concentram o maior valor por metro quadrado. Apesar disso, é possível encontrar opções que podem se adequar às suas necessidades e sua previsão de gasto.

Ficou com alguma dúvida a respeito da localização? Converse com um de nossos consultores, seja de aluguel ou venda, e veja qual a melhor opção para você. Estamos aptos a te atender da melhor maneira e esclarecer todas as dúvidas que puderem surgir.


Telefone (62) 3099-6161