BLOG

imagem do post

A taxa de condomínio é obrigatória?

Essa é uma pergunta que vive na cabeça de diversos inquilinos, sejam eles residentes de apartamentos ou residenciais. Mas e você, sabe nos dizer se a taxa de condomínio é obrigatória?

Confira o nosso artigo e entenda de uma vez por todas se esse encargo é obrigatório.

 

O que é a taxa de condomínio e para que serve?

Como sabemos, a taxa de condomínio é um valor mensal que todos os condôminos pagam para que as manutenções dos serviços comuns a todos no empreendimento sejam custeadas.

Esta taxa é definida em conjunto e leva-se em conta a soma de todos os custos fixos e variáveis que o condomínio tem e depois divide-se este valor pelo número de condôminos. Vale lembrar que condômino são todos os proprietários de imóveis ali, independente de ele morar ou não no seu imóvel.

 

A taxa de condomínio é obrigatória?

Sim, essa taxa é obrigatória para todos, até mesmo para os proprietários que não estiverem usando o imóvel.

Como falamos anteriormente, essa taxa é dividida entre o número total de imóveis, caso o proprietário/inquilino não pague, o valor faltará no caixa e duas coisas acontecerão: ou o condômino fica inadimplente ou os demais proprietários acabam sendo prejudicados e tendo de pagar mais para cobrir a inadimplência daqueles que não pagaram.

 

O que ocorre se você não pagar a taxa?

Em muitos casos, devido a dificuldades financeiras, o condômino pode negociar a dívida, mas, caso ele não deseje negociar e optar por não pagar, medidas são tomadas e em alguns casos, a pessoa pode ser negativada e inclusive cobrada judicialmente, em casos extremos o imóvel poderá ser penhorado e lavado a leilão para pagamento da dívida com o condomínio.

 

Agora que você sabe que esta taxa é obrigatória e o que pode ocorrer caso ela não seja paga, tomar determinadas medidas se torna mais fácil e não se esqueça, a taxa de condomínio é importantíssima para o bom funcionamento do local, uma vez que ela garante a manutenção do local e a segurança das pessoas que ali residem.

 

Visite nosso blog para mais artigos como este.


Telefone (62) 3099-6161